segunda-feira, 18 de maio de 2009

Geração Miojo



Esses dias atrás procurando algo para me entreter na internet me deparei com vídeos de Cortella. Para quem não conhece Mário Sérgio Cortella, ele é professor e filósofo e perdão da palavra é 'fodástico'. Com sua voz meio rouca e leve e uma aparência que remete a fofura de um ursinho de pelúcia. Cortella diz coisas das mais pesadas, coisas que não gostamos de ouvir ou melhor que nem sempre queremos saber. Ele fala com uma grande sabedoria sobre vida, sobre história, sobre hipocrisia, sobre futuro, sobre presente...Enfim fiquei realmente encantada com sua sabedoria não só pelos fatos, mas também pela forma que consegue passar isso às outra as pessoas.

Bom depois de apresentá-lo e falar sobre a minha grande admiração por ele, vamos ao título deste post. Numa de suas palestras que tem no youtube.com, ele diz que nós vivemos numa geração Miojo. Quase tudo dura três minutos. É tudo muito rápido, vivemos com pressa para tudo. Num dos exemplos ele fala sobre a diferença do almoço em família há algum tempo e de como é atualmente. Antigamente, diz ele, demorávamos três horas para almoçar. Iámos em algum restaurante escolhíamos o prato, esperávamos até a comida ficar pronta e depois devorávamos tudo. Hoje um almoço em família dura no mínimo quinze minutos. Vamos ao fast-food, pedimos a comida por número, nos alimentamos com comida e bebidas ensacadas. " Na minha época quem comia comida ensacada era cachorro, agora somos nós"( uma de suas sábias frases). E tem mais se vamos ao um drive-thru pedimos a comida, dirigindo e até falando ao celular ao mesmo tempo. Tudo para poupar tempo! O questionamento que ele faz e eu completo: Poupamos tempo para que?? É uma triste realidade, mas parece que poupamos nosso tempo para chegar o quanto mais rápido há algum lugar...aonde é que ainda não sei, ou prefiro não dizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário